segunda-feira, 2 de dezembro de 2013

Miss Saravejo

Impossível chegar em Saravejo e não se lembrar de Bono Vox e sua "Miss Saravejo". A canção foi gravada em 1995 pela banda irlandesa de rock U2, com a participação especial de Luciano Pavarotti, e diz, em suma, que há tempo para tudo nesta vida, desde o tempo de virar-se para Meca, até de manter a cabeça baixa ou, até mesmo, tempo para os direitos humanos.






Saravejo é, realmente, uma cidade surpreendente e impressionante. Visitá-la, conhecer um pouco de sua história, de sua cultura e do seu povo, nos faz compreender melhor o que Bono Vox pretendeu expressar, numa época em que o que menos importava era a dignidade da pessoa humana.





 
Fizemos um "walking tour" de 3 horas e meia em Saravejo na companhia agradabilíssima da querida Eva, guia turística de uma empresa local. Ela nos contou que tem 30 anos e é formada em farmácia, inclusive, com pós-graduação, mas que, por não conseguir um trabalho na sua área (na Bósnia-Herzegovina o índice de desemprego é de 40%!) foi estudar para trabalhar com turismo. Ainda, nos disse que precisa trabalhar muito durante o verão para poder guardar dinheiro para o período de inverno, já que nesta fase do ano o trabalho fica escasso.



Com uma linguagem fácil e um inglês fluente, Eva nos levou para as principais ruas de Saravejo e foi nos contando de tudo um pouco, desde um dos mais importantes fatos da história contemporânea (o assassinato do arquiduque Ferdinand Ferdinando, herdeiro do trono do Império Áustro-Húngaro, que culminou na Primeira Guerra Mundial), até curiosidades da cultura bósnia e, ainda, todo o panorama do antes, durante e depois da Guerra da Bósnia, que durou de 1992 a 1995.




 
Durante a Guerra da Bósnia, Eva era uma criança de mais ou menos 9 anos de idade, assim como eu. Ela nos contou que de um dia para o outro foram obrigados a viver nos porões das casas e o simples ato de andar nas ruas tornou-se algo muito perigoso. Sua mãe passou a usar todos os cristais que antes da guerra começar guardava com tanto zelo e as pessoas da família, amigos e vizinhos tornaram-se muito mais próximos. Disse tambem que mais tarde a guerra terminou mas as marcas permaneceram de forma indelevel.