Atravessando a fronteira ao sul da Croácia pode-se visitar Montenegro, o último país a tornar-se independente após a desintegração da ex-Iugoslávia. A sua libertação ocorreu apenas no ano de 2006 quando se desligou da Sérvia. Lembro muito bem das Olimpíadas de Pequim, em 2008, quando o país participante era Sérvia e Montenegro. Nas próximas Olimpíadas a realizar-se no Rio de Janeiro, assim como foi em Londres, Sérvia e Montenegro já poderão levar as suas delegações de forma independente. O curioso é que a partir de 2006 passaram a adotar o euro como moeda corrente nacional, mesmo não sendo integrante da União Européia.
Optamos por um "day trip" que nos levou de van ao país vizinho com outros seis simpáticos e curiosos viajantes canadenses. Percorremos as vielas históricas de Kotor, primeira cidade que visitamos em Montenegro, almoçamos um pescado num restaurante à beira-mar e terminamos o dia numa praia popular na Baía de Kotor.
Como não há muitas atrações por este lado, a visita bate-e-volta a partir da Croácia acabou sendo uma ótima opção e, ainda, pudemos contemplar os muitos desfiladeiros negros na estrada, que, aliás, deram o nome ao país: Montenegro.