Dubrovnik, ao sul da Dalmácia, já foi chamada por Lord Byron de "a pérola do Adriático" e por George Bernard Shaw de "paraíso na terra". Realmente, trata-se de uma lugar único no mundo. Afinal, onde encontramos uma cidade antiga toda murada, com ruas de mármore, rodeada pela imponência dos Balcãs, ilhas exuberantes e praias de tirar o fôlego?
O mar Adriático separa a Itália dos Balcãs. Na costa da Croácia encontramos praias, em sua maioria, de pedras com águas nas tonalidades de azul-turquesa a verde-esmeralda. No verão as temperaturas chegam a 40 graus e um banho de mar é algo revigorante e refrescante.
A praia de Banje fica a uma curta caminhada do Portão de Ploce, uma dos acessos à cidade antiga, e é uma das mais concorridas da cidade.
Um pouco mais distante, mas não menos atrativa, está a Baía de Lapad onde se pode praticar stand up ou até mesmo alugar os chamados "barcos-escorregadores". Ao lado está a Praia de Copacabana que nenhuma semelhança tem com a brasileira e, mesmo perguntando para vários locais e pesquisando a respeito, não pude saber o porque deste nome.
Na Croácia também há praias de nudismo sinalizadas com FKK, especialmente, na baía de Lapad e na ilha de Lokrum. Falando em ilhas, pode-se visitar muitas delas em passeios a partir de Dubrovnik, como é o caso de Lokrum, Mljet, Kórcula, dentre outras.
Nenhum comentário:
Postar um comentário