terça-feira, 11 de junho de 2013

Museum of Broken Relationships

Quem nunca viveu uma decepção amorosa que atire a primeira pedra. Histórias de encontros, desencontros, amores e decepções de casais de todo o mundo (todo o mundo mesmo, desde os Estados Unidos, Turquia, passando por Bósnia-Herzegovina, Sérvia e chegando até a Malásia!) são relatados nesse Museu da Separação que fica em Zagreb, na cidade alta, próximo da catedral de São Marcos.
 
 


Cada vivência é relatada de forma simples e relacionada a um objeto, como é o caso de retrovisor de carro, roupas, ursos de pelúcia, álbum de casamento e até chave. O museu recebeu a honra de ser considerado o museu mais inovador da Europa no ano de 2013.




O interessante dele é a reflexão que surge de que seres humanos são seres humanos em qualquer parte do mundo, independente da cultura, do clima ou da história do país onde vivem. Como souvenir a lojinha do museu vende borrachas para "erase bad memories".

Patrimônio Natural Mundial na Croácia

Atração imperdível a cerca de 200 km de Zagreb é o Parque Nacional de Plitivice que fica na cidade com o mesmo nome. A paisagem é deslumbrante: são kms e kms de muito verde rodeado por quedas d'águas de diversas alturas e por lagos com águas de cores ora verde-esmeralda ora azul-turquesa, o que deixa todo o demais em segundo plano.



A infra do parque também surpreende com caminhos impecáveis, sinalização precisa, ônibus grátis entre as portarias e um barco que conduz os visitantes por todo o lago




Para completar, o trajeto de ida e volta nos colocou em contato com pessoas de diferentes continentes (nossos companheiros da van eram de Singapura, San Francisco e Bern - Suíça), o que tornou a viagem um grande mix de ideias e comportamentos









E para um lanchinho de final do dia vale a pena provar esses "strudlas", doces típicos locais. É uma espécie de rocambole dos mais diversos sabores, tais como papoula, marmelada, cereja, maçã, chocolate e queijo.

domingo, 9 de junho de 2013

Enquanto o euro não vem

A impressão que tive, conversando com alguns croatas, é que paira um clima de desconfiança quanto ao que realmente irá acontecer a partir de 1º de julho - data da entrada da Croácia na União Européia.
 







 
Mas as preparações para essa mudança já estão a todo vapor. Nos prédios do governo situados na Markov Trg, próximos da linda e emblemática igreja de São Marcos, já se vê a bandeira da UE ao lado da bandeira croata. Até mesmo o pitoresco Dolac Market, em que desde 1930 comerciantes de toda a Croácia vêm vender seus produtos no movimentado coração das atividades diárias de Zagreb, teve de se adaptar às exigências de vigilância sanitária da UE.





Mas pra quem já viveu a condição de integrar um outro país (ex-Iugoslávia) e mesmo diante das graves dificuldades enfrentadas, envolvendo situações extremas de guerra, consegue manter até hoje o espírito de "olhar sempre adiante", parece que as mudanças virão para melhor. E assim torcemos que seja!


Os cafés em Zagreb

Tomar uma boa xícara de café em uma mesa com cadeiras viradas para as ruas Bogoviceva, Prevradoviceva e Tkalcuiceva faz de Zagreb uma cidade vibrante. O Starbucks ainda não chegou por aqui mas isso não compromete a "spica": tradição das pessoas em Zagreb de tomar um café no centro da cidade entre as 11 e 14 horas, em xícaras especialmente decoradas com monumentos da cidade.
 


O ritual, muito mais do que o simples café, torna-se um momento de reflexão, observação e contemplação. Ao final, deparamos com um costume local. O garçom disse que na Croácia, antes de se pedir o que se deseja, deve-se informar como será feito o pagamento, se com dinheiro ou com cartão!