A impressão que tive, conversando com alguns croatas, é que paira um clima de desconfiança quanto ao que realmente irá acontecer a partir de 1º de julho - data da entrada da Croácia na União Européia.
Mas as preparações para essa mudança já estão a todo vapor. Nos prédios do governo situados na Markov Trg, próximos da linda e emblemática igreja de São Marcos, já se vê a bandeira da UE ao lado da bandeira croata. Até mesmo o pitoresco Dolac Market, em que desde 1930 comerciantes de toda a Croácia vêm vender seus produtos no movimentado coração das atividades diárias de Zagreb, teve de se adaptar às exigências de vigilância sanitária da UE.
Mas pra quem já viveu a condição de integrar um outro país (ex-Iugoslávia) e mesmo diante das graves dificuldades enfrentadas, envolvendo situações extremas de guerra, consegue manter até hoje o espírito de "olhar sempre adiante", parece que as mudanças virão para melhor. E assim torcemos que seja!
Parabéns, o Blog está ótimo e assim posso compartilhar um pouco desta interessantíssima viagem. Me deu uma enorme vontade de conhecer este lado da europa ao ver as fotos e as descrições.
ResponderExcluirbeijo, vera (tia da Fernanda)