domingo, 16 de junho de 2013

O imponente Pálácio de Diocleciano

Percorrendo a Riva, calçadão de mármore e palmeiras imperiais à beira-mar de Split, cidade litorânea da Croácia, impossível não se emocionar com a presença marcante do Palácio de Diocleciano, o maior resquício do império romano no leste europeu. O imperador romano Diocleciano mandou construir esse palácio para passar o verão e aposentar-se ali. Gostou tanto do lugar que resolveu transferir a sua residência para lá. Descendentes de habitantes romanizados que no século 7 fugiram para Split, procuraram abrigo no palácio e hoje os seus descendentes moradores já somam quase 3.000 habitantes.
 




 
 
A vida em seu interior é pulsante e dentre as ruas estreitas encontramos bares com música ao vivo, restaurantes descolados, lojinhas e até varais com roupas estendidas de seus moradores. Ao lado da catedral mais antiga da Europa está o imperdível Peristil onde as pessoas se reúnem todas as noites para um bom vinho e uma animada música ao vivo no Luxor Bar.
 
 










 
 
 
Perder-se e achar-se pelas ruas estreitas e vielas do palácio é uma delícia e às vezes nos dá a impressão de estar em Roma ou em Veneza. Para quem quiser conhecer melhor as entranhas do palácio e saber de sua história, bem como dos dálmatas e de Split, recomendo o "walking tour" que é oferecido no interior do palácio e dura cerca de 1 hora e meia, com guias divertidos e, quiçá, polêmicos!
 
 




 

Nenhum comentário:

Postar um comentário